EN PT

projetos

speciesLink

O que é? speciesLink é uma rede cooperativa e colaborativa que agrega informações sobre a biodiversidade brasileira que foram coletadas e armazenadas por coleções biológicas ao redor do Brasil e do mundo.

Como funciona? Por meio de um sistema desenvolvido e gerido pelo CRIA, qualquer pessoa pode fazer buscas; gerar gráficos e análises; acessar imagens e usar o banco de dados para as mais diversas finalidades.

INCT - Herbário Virtual da Flora e dos Fungos

O que é? Um Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia que integra informações dos acervos dos herbários do país e repatria dados sobre coletas realizadas em solo brasileiro armazenadas em acervos no exterior.

Como funciona? Por usar o mesmo sistema desenvolvido para o speciesLink, o projeto consegue oferecer ferramentas como busca, análise, geração de gráficos, acesso a imagens, entre outras.

Serviços de imagem

O que é? Um sistema que reúne imagens das amostras depositadas nas coleções biológicas e fotos dos espécimes vivos tiradas em campo, com dados textuais da rede speciesLink.

Como funciona? Disponibiliza um serviço web para as coleções nacionais usarem as imagens como preferirem e contribui com outras iniciativas, como a Flora do Brasil 2020.

Biogeografia da Flora e Fungos do Brasil

O que é? Um sistema, desenvolvido no âmbito do INCT-Herbário Virtual, que busca expandir o conhecimento sobre a biogeografia de plantas e fungos brasileiros.

Como funciona? Por meio de dados disponíveis em herbários, técnicas de modelagem de nicho ecológico, e a participação ativa de especialistas, o sistema consegue indicar a distribuição de determinadas espécies no território do país.

Lacunas de conhecimento da flora e dos fungos do Brasil

O que é? Um sistema, desenvolvido no âmbito do INCT-Herbário Virtual, que facilita a identificação de lacunas de informação taxonômica e de distribuição geográfica sobre a flora e fungos do Brasil.

Como funciona? Os relatórios gerados pelo sistema utilizam como base informacional a Flora do Brasil 2020 e os dados dos acervos disponibilizados no Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, que por sua vez tem como base de informações a rede speciesLink.

Augusto Chaves Batista

O que é? Uma página, desenvolvida no âmbito do projeto INCT - Herbário Virtual, em homenagem ao Professor Augusto Chaves Batista que, no século XX, foi um dos mais relevantes estudiosos de micologia do Brasil.

Como funciona? Os quase setecentos trabalhos do professor estavam publicados em diversas revistas científicas, nem todas digitalizadas. A página compilou esses arquivos digitalizados pela Universidade Federal de Pernambuco, tornando-os acessíveis a todos os interessados.

Herbário Virtual A. de Saint-Hilaire

O que é? Um site que disponibiliza a coleção botânica de Auguste de Saint-Hilaire, incluindo as plantas do Brasil coletadas durante suas viagens de exploração de 1816 a 1822.

Como funciona? No site é possível acessar notas de campo, material bibliográfico, mapas, ilustrações e imagens em alta resolução dos espécimes coletados por Saint-Hilaire e depositados no herbário do Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris e Clermont-Ferrand, na França.

Herbário Virtual Auguste Glaziou

O que é? Um site dedicado ao trabalho de Auguste Glaziou, que esteve no Brasil entre 1858 e 1893, realizando coletas, trabalhos de campo e integrando a Comissão Exploratória, que avaliou a localização para uma nova capital.

Como funciona? O site apresenta material bibliográfico e imagens em alta resolução dos espécimes coletados por Glaziou e que fazem parte dos acervos dos herbários do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Brasil e do Muséum National d'Histoire Naturelle de Paris, França.

Sistema de Informação de Coleções de Interesse Biotecnológico - SICol

O que é? Um sistema que tem como objetivo disseminar informações sobre os Centros de Recursos Biológicos e servir de elemento integrador às diversas coleções de interesse biotecnológico, econômico e de aplicações industriais.

Como funciona? O sistema utilizado para dar acesso aos dados é o mesmo desenvolvido para o speciesLink e, portanto, se beneficia de todas as ferramentas e funcionalidades já existentes na rede.

Flora brasiliensis online

O que é? Um sistema que disponibiliza a obra produzida entre 1840 e 1906 pelos editores Carl Friedrich Philipp von Martius, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com tratamentos taxonômicos de 22.767 espécies.

Como funciona? A obra contém um total de 10.367 páginas de textos e quase 4000 imagens em alta resolução que foram digitalizadas graças a uma parceria entre a Unicamp, o Jardim Botânico de Missouri e o CRIA.

Catálogo de Abelhas Moure

O que é? Um trabalho que resgatou e atualizou os dados coletados pelo Padre Jesus Santiago Moure sobre as espécies de abelhas neotropicais.

Como funciona? Aos trabalhos de Moure, a página incorporou informações taxonômicas publicadas no período de 2007 a 2011, corrigindo e adicionando táxons omitidos na versão original. Quando disponíveis, dados de distribuição geográfica foram atualizados a partir de revisões taxonômicas publicadas no período.

Lacunas de conhecimento das abelhas no Brasil

O que é? Um projeto desenvolvido no âmbito do INCT-Herbário Virtual que tem como objetivo evidenciar as lacunas de dados taxonômicos, geográficos e temporais sobre abelhas no Brasil.

Como funciona? O sistema apresenta o status dos dados online para todas as espécies válidas citadas no Catálogo de Abelhas Moure. Também compara a ocorrência das espécies por estado no Catálogo Moure com os dados da rede speciesLink.

infoABELHA - Sistema de Informação Científica sobre Abelhas Neotropicais

O que é? Uma plataforma de pesquisa que facilita o acesso à informação científica sobre abelhas neotropicais disponível em diferentes sistemas on-line.

Como funciona? O sistema utiliza como fonte primária o Catálogo de Abelhas Moure e integra dados de sistemas como Biodiversity Heritage Library, Bioline International, Fototeca Cristiano Menezes, rede speciesLink, o sistema de bibliografia do IBICT, oasisbr, além de outras fontes especializadas.

Sistema de Informação sobre Interações Abelhas - Plantas no Brasil

O que é? Um sistema que facilita o acesso a informação sobre interações abelhas-plantas, ampliando o entendimento das comunidades de abelha, suas vulnerabilidades e potenciais para uso sustentado na agricultura.

Como funciona? O sistema pode ser usado por qualquer um que precise de informações sobre esse universo. As pesquisas podem ser realizadas pelo nome científico da abelha ou planta, ou por fitofisionomia ou nome do Estado brasileiro.

Bioline International

O que é? Um serviço de publicação eletrônica sem fins lucrativos, comprometido em prover o acesso a publicações de qualidade de países em desenvolvimento.

Como funciona? É gerenciado por cientistas e bibliotecários num trabalho cooperativo entre as Bibliotecas da Universidade de Toronto, no Canadá, o CRIA, no Brasil, e o Bioline, no Reino Unido.

OpenModeller

O que é? Um ambiente computacional multi-plataforma voltado para modelagem de nicho ecológico.

Como funciona? Capaz de trabalhar com diversos algoritmos, o openModeller pode ser usado através de interfaces de programação, incluindo C++, SOAP e Python, bem como através de interfaces gráficas amigáveis.

fototecas

Fototeca Cristiano Menezes

O acervo de imagens que busca disseminar o conhecimento sobre aspectos comportamentais, biologia e manejo de abelhas.

Fototeca Maurício Mercadante

Uma coleção de mais de seis mil fotos de espécies da flora brasileira, com ênfase nas espécies do Cerrado.

Fototeca Vinícius Dittrich

Coleção de fotos de espécimes da flora e da micota brasileira, especialmente da faixa oriental do Brasil e dos campos rupestres.

Fototeca Paulo Schwirkowski

Um acervo de cerca de trinta mil imagens da flora brasileira, com foco nas espécies da Mata Atlântica.

Lepidópteros da Santa Genebra

Registros de espécies de borboletas de ocorrência na Mata de Santa Genebra, o maior fragmento de floresta nativa da região metropolitana de Campinas.

projetos concluídos

  • OSCDNet - Open and Collaborative Science in Development Network
  • Biota/Fapesp - Instituto Virtual da Biodiversidade
  • SinBiota
  • Biota Neotropica
  • EUBrazilOpenBio
  • BioVel
  • iMarine
  • WSAOBIS - OBIS in Brazil: Tropical and Subtropical Western South Atlantic
  • Neofrug
  • Fenologia
  • Hydro
  • I3N
  • Flora brasiliensis revisitada
  • Lista de Espécies da Flora do Brasil
  • BioGeomancer
  • DataTester
  • DesktopGarp
  • Incofish
  • ITIS - Integrated Taxonomic Information System
  • World Community Grid
  • CGEE - Diretrizes e Estratégias para a Modernização de Coleções Biológicas Brasileiras e a Consolidação de Sistemas Integrados de Informação sobre Biodiversidade
  • ABBIF - Amazon Basin Biodiversity Information Facility
CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental
Rua João Carlos do Amaral, 500, casa 01 Jardim Chapadão - 13070-111 Campinas SP
contato@cria.org.br
© 2024 CRIA - Centro de Referência em Informação Ambiental. Todos os direitos reservados.