2018

1 SCBio - 1o. Simpósio de Coleções Biológicas do Nordeste.
Promovido pela Univ. Católica de Pernambuco. O 1o. Simpósio foi pensado considerando a crise mundial da biodiversidade, a necessidade de ampliar o conhecimeno de seus componentes, bem como a inserção da Região Nordeste nas políticas internacionais de meio ambiente. Promoveu uma discussão sobre as principais tendências quanto ao uso do Patrimônio Genético, Interface entre as Ferramentas Biotecnológicas e as Coleções Biológicas.Dora Canhos esteve no Simpósio representando o CRIA, participando da mesa redonda do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos, juntamente com a Profa. Dra. Leonor C. Maia, a Dra. Ana Odete Vieira e Dra, Maria Regina Barbosa. Foram abordados diversos aspectos do Instituto, destacando o uso dos dados e informações disponibilizados pelo sistema online pela comunidade científica e outros segmentos da sociedade.
Recife, PE, Brasil
10 a 12 de Dezembro de 2018


ABNT/CEE-276 - 6ª Reunião/2018
A 6ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA.


Campinas, SP, Brasil
06 de Dezembro de 2018


Conferência via Skype "Compartilhamento Aberto de Dados de Coleções Biológicas a experiência da rede speciesLink
A Conferência foi aberta para a participação da equipe do Muzar/ICB/UPF, dos alunos do mestrado e para representantes de museus de ciências naturais de outras instituições. Abordou aspectos sobre a comunicação científica e aplicativos da rede speciesLink, em especial sobre as ferramentas dataCleaning, que indica registros suspeitos, a interface de busca e os sistemas Lacunas e Biogeo.

Conferencista: Dora Canhos


Campinas, SP, Brasil
09 de Novembro de 2018


Oficina Projeto Especial FOCUS
Vanderlei esteve em Brasília, a convite de Thomaz Fronzaglia, da Secretaria de Inteligência e Estratégicas Internacionais, da EMBRAPA para participar da Oficina, onde foram analisados diversos aspectos relacionados à bioeconomia brasileira e reforçou a preocupação e a urgência da adoção de estratégias que revertam a realidade que ameaça a sustentabilidade e põe em risco a crescente população mundial.
Brasília, DF, Brasil
07 a 09 de Novembro de 2018


Seminário de Avaliação dos Resultados Finais do Programa RH-BIONORTE
No seminário foram apresentados os resultados alcançados durante a vigência do programa como: números de doutores formados na área, pesquisas desenvolvidas, investimento e contribuições do programa para alavancar o cenário de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) na região.

A Convite da Dra. Maria Analice C. de Melo, do DEAC/FAPEAM (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), o Dr. Vanderlei Canhos participou como representante do CRIA.


Manaus, AM, Brasil
24 a 26 de Outubro de 2018


LAC 2018 - EcoSystem Services Partnership (ESP) Region Conference
A Conferência, promovida pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos/BPBES em conjunto com o Ecosystem Services Partnership, teve por objetivo discutir o que a América Latina e o Caribe estão fazendo(ou não) para alcançar as metas dos 4 principais Acordos Multilaterais sobre Meio Ambiente, no contexto de serviços ecossistêmicos.

Dora Canhos participou como represente do CRIA


Campinas, SP, Brasil
22 a 26 de Outubro de 2018


Transformação Digital em Instituições de Educação Superior, Ciência e Cultura
Com o objetivo de contribuir com a discussão sobre os assuntos que impactam diretamente o trabalho e o papel dos Diretores de Tecnologia da Informação das universidades da região, desde 2011, a Rede de Diretores de Tecnologiasda Informação e Comunicações vem construindo um espaço de atuação que busca aportar ao melhoramento contínuo de suas instituições.A Conferência TICAL é o espaço para onde esta comunidade conflui para nutrir-se com experiências, iniciativas e conhecimentos apresentados pelas próprias universidades, revelando soluções significativas e inéditas para as instituições de educação superior a partir da área das TIC.

Vanderlei Canhos participou como representante do CRIA, proferindo a palestra: Legado Digital da viagem de Spix e Martius pelo Brasil: e-ciência, arte e cultura.


Cartagena das Índias, Centro de Convenções Las Americas, Colômbia
03 a 05 de Setembro de 2018


ABNT/CEE-276 - 4ª Reunião/2018
A 4ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA.


Campinas, SP, Brasil
30 de Agosto de 2018


Integração dos acervos do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (in loco)
Thiago Damião de Freitas esteve no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi auxiliando os pesquisadores na integração os acervos do Museu ao sistema SpLink. Instituto de Ciências Biológicas, Universidade de Passo Fundo.
Passo Fundo, RS, Brasil
27 a 29 de Agosto de 2018


II SIGAC - 2º. Seminário Internacional de Gestão de Acervos Científicos
O Brasil, como um dos maiores detentores de biodiversidade do mundo abriga parte dessa riqueza genética e histórica em importantes acervos científicos, distribuídos em institutos de pesquisa e universidades. Embora estes acervos abriguem coletivamente uma porção importante da biodiversidade do país, a adequação das condições de manutenção e valorização dessas coleções necessitam de uma maior atenção por parte dos órgãos governamentais, das instituições e também dos seus curadores. O momento atual político e econômico é grave e alerta para os diversos desafios que enfrentamos para a conservação do inestimável valor de nossas coleções científicas.

Dora A. L. Canhos participou como representante do CRIA proferindo a palestra: Informatização das Coleções Científicas Brasileiras: a experiência da rede speciesLink


João Pessoa, PB, Brasil
06 a 10 de Agosto de 2018


Newton Fund Latin America Biodiversity Researcher Links Workshop: Valuing biodiversity and developing ecosystem service delivery models in densely inhabited Latin American dry and montane forests
No workshop: "Valorizando a biodiversidade e desenvolvendo modelos de prestação de serviços ecossistêmicos em florestas secas e montanas densamente habitadas na América Latina, reunião multidisciplinar financiada pelo #FondoNewtonPaulet, a Universidade de Exeter e a Universidade Nacional Agrária La Molina procuraram entender a influência da mudança climática nos serviços ecossistêmicos e desenvolver estudos integrando ecossistemas de países vizinhos da América Latina. Estiveram presentes pesquisadores, cientistas, economistas e conservacionistas do Reino Unido e Peru, além de entidades governamentais (Sernanp Oficial, Serfor Peru, Ministério do Meio Ambiente - Peru), além de ONGs reconhecidas (CONDESAN, GEF). Esses especialistas se reuniram para compartilhar suas experiências e buscar maneiras de estabelecer redes focadas na valorização das florestas andinas. Comunicado de imprensa.

Dora A. L. Canhos participou como representante do CRIA proferindo a palestra: speciesLink Network: species occurrence data and tools


Lima, Perú
10 a 14 de Julho de 2018


ABNT/CEE-276 - 3ª Reunião/2018
A 3ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA


Campinas, SP, Brasil
28 de Junho de 2018


ABNT/CEE-276 - 2ª Reunião/2018
A 2ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via web conferência para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA.


Campinas, SP, Brasil
26 de Abril de 2018


4th GLOBIS-B workshop on Species Interactions EBV
Pesquisadores acadêmicos, especialistas em informática de infra-estruturas de pesquisa e especialistas em legislação e política se reuniram para avaliar a operacionalização da estrutura GEO BON - EBV para uso acadêmico e político. Foram discutidos workflows para produzir EBVs em interações de espécies. Os resultados do workshop cobriram questões relacionadas a conceitos, padrões, implicações computacionais e considerações legais relacionadas aos produtos EBV e aos dados e software relacionados. Essas questões foram exploradas discutindo as interações entre polinizadores de plantas, predadores e presas e microbianas.

Renato De Giovanni participou do Workshop como representante do CRIA


Bari, Itália
26 a 28 de Fevereiro de 2018


ABNT/CEE-276 - 1ª Reunião/2018
A 1ª. reunião em 2018 da Comissão de Estudo Especial de Biotecnologia da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT/CEE 276 foi realizada no Centro de Referência em Informação Ambiental-CRIA, com o objetivo de discutir a ISO 276. A reunião foi realizada via conference call para possibilitar a participação dos demais membros da Comissão. Atuação: Normalização no campo de Biotecnologia, compreendendo biobancos, centros de recursos biológicos, métodos analíticos, bioprocessamento, integração e processamento de dados, no que se refere a terminologia, procedimentos, requisitos e métodos de ensaio, excluindo-se a normalização de Análises Clínicas e Diagnóstico in Vitro, que é de responsabilidade do ABNT/CB-036. Nota: Esta comissão é espelho do ISO/TC 276 Biotechnology.

Vanderlei Canhos (GT5: Processamento e Integração de Dados) participou como representante do CRIA


Campinas, SP, Brasil
22 de Fevereiro de 2018